quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Um pouco sobre o ano de 2012

O ano de 2012 foi para o Lar Feliz  mais um ano de muitas conquistas e progressos, dos quais destacamos diversos fatores positivos, dentre eles :

-> Reforma do nosso antigo refeitório agora transformado no Espaço Cultural, projeto este patrocinado pela empresa Takeda da cidade de Jaguariúna.

->  Reforma da sala de informática e aquisição de novos computadores,

-> As capacitações realizadas para todos os funcionários do Lar Feliz, possíveis de serem realizadas através da aprovação do Projeto Cuidando do Cuidador patrocinado pela empresa Motorola.

-> Adoção internacional de um grupo de cinco irmãos,

-> Atividades extra escolares que as crianças realizaram – Taekwondo, aulas de futsal,(pagas com recursos da instituição,) Aulas de balé (pelo projeto Escola das Artes) e academia (bolsas cedidas pelo proprietário da academia)

-> Número de crianças e adolescentes que retornaram ao convívio familiar (total de 44, somando família de origem e família extensa)

-> Número de crianças inseridas em famílias substitutas (adoção - 10 crianças)

-> As doações recebidas da comunidade e adesão de vários novos voluntários.

-> Na escola tivemos 38 aprovações e seis crianças retiradas.

 

Alguns dados sobre o ano de 2012

DESTINO DAS CRIANÇAS DESLIGADAS

No ano de 2012, 57 crianças e adolescentes foram DESLIGADAS do Projeto Lar Feliz.

1-      Por sexo
Meninas 27   Meninos 30
2- Destino
Adoção – 10
Família de origem – 29
Família Extensa – 15
Maioridade - 3

ACOLHIMENTOS REALIZADOS

No ano de 2012 foram acolhidos 64 crianças e adolescentes.

1 – Por sexo
Meninas 37 Meninos 27

2– Comarcas Provenientes
Jaguariúna – 13   Outras Comarcas - 51

3 – Motivos dos acolhimentos
Violência física ou sexual – 10                         Abandono – 4
Negligência e-ou maus tratos – 45                    Outros - 5
Nosso papel é o de acolher, educar e preparar as crianças e adolescentes que nos sçao encaminhadas para o reingresso na vida social o mais breve possível. As tentativas para dar conta desse objetivo são inúmeras tendo que se reinventar constantemente formas de se fazer cumprir esse papel, e muitas vezes encontramo-nos na posição de aprendizes. Percebe-se a grande necessidade de se respeitar às diferenças sociais, a estruturação familiar e seus princípios, investindo sempre na família das crianças e adolescentes, esgotando das mais variadas formas todas as possibilidades de retornarem aos seus lares, caso não seja possível estas são encaminhadas para famílias substitutas.O mais importante nessa árdua tarefa é ter consciência que aquilo que idealizamos para cada criança ou adolescente muitas vezes está além de suas necessidades mas não de suas possibilidades.
Este trabalho somente é possível pela dedicação de todas as pessoas envolvidas que acreditam na seriedade do trabalho que o Lar Feliz desenvolve nestes 11 anos, desde equipe de funcionários da instituição, voluntários, doadores, rede pública (promoção social, CRAS, CREAS, educação, saúde) conselhos tutelares e representantes da Justiça (Juízes, Promotores, equipe técnica do Judiciário e demais funcionários). Nosso muito obrigado a todos os que ajudaram a escrever mais um capítulo desta história.        

Que em 2013 possamos juntos proporcionar momentos de alegria e principalmente prósperos futuros a essas crianças e adolescentes!!!