quarta-feira, 29 de maio de 2013

"Mão na Massa" durante o mês de maio...

O Projeto "Mão na Massa" está completando seu primeiro mês, e deliciosas receitas já foram colocadas em prática.
Durante este primeiro mês temos nos deparado com inúmeros desafios e dificuldades, as quais se tornam insignificantes a cada sorriso que aparece no rosto dos participantes ao verem que foram capazes de produzir coisas tão deliciosas. A resistência em participar vai dando espaço ao interesse, a motivação, ao desejo de estar no grupo.
 
Queremos compartilhar um pouco do que ocorreu nestes primeiros encontros.

Curso do dia 10 de maio - Receita do Dia "Biscoito de Polvilho"

 
 

Grupo reunido para apresentar e degustar os biscoitos.

 


Curso do dia 17 de maio - Receita do Dia "Pão de Queijo"

 
 
 Apresentação e degustação do pão de queijo.


Curso do dia 18 de maio - receita do dia "Pão Caseiro"

Curso no qual participam, crianças, adolescentes e familiares.
 
 
Todos reunidos para apresentação e degustação dos pães.
 
Ao término do curso, os pães produzidos que não foram degustados foram divididos entre as famílias presentes e estes puderam levar para suas casas.
 
 

Curso do dia 24 de maio - Receita do Dia "Pão Francês"

 
 

 
 No dia 24 de maio durante o curso, o Lar Feliz recebeu a visita da Exma. Sra. Promotora da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaguariúna, Dra.Flávia, que pode prestigiar e presenciar o curso sendo executado na prática e degustar os produtos que estavam sendo produzidos pelos participantes.

Obrigado por nos prestigiar, os adolescentes sentiram-se honrados com sua presença. 


 
Em função do feriado de Corpus Christi, no dia 31 de maio não haverá curso.

 E que os próximos seis meses de curso sejam tão produtivos quanto foi o primeiro!

 
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Copa Mercosul 2013

Adolescentes acolhidas no Lar Feliz que praticam Taekwon-do na Toca do Jaguar juntamente com seu professor Giovani e outros alunos da Jaguar Defesa Pessoal estiverem em Foz do Iguaçu no dia 12 de maio de 2013, para sua primeira experiência em um Campeonato Internacional.
As adolescentes que já praticam desde 2011 a atividade esportiva já participaram de outros campeonatos estaduais, mas esta foi a primeira vez que viajaram para outro estado para competirem com jovens de outros países. Oito adolescentes participaram deste evento e foram acompanhadas pela educadora Jane.
Prontos para a viagem

A viagem apesar de longa e cansativa foi animada e a  recompensa veio através dos resultados obtidos na competição.



 Adolescentes assistindo as competições.
 
 
Das adolescentes que competiram, Karla conquistou medalha de ouro e bronze e Bruna medalha de bronze. A participação valeu pelas premiações, mas principalmente pela experiência em participar de campeonatos, pela viagem, pela diversão e integração com outros adolescentes...
 
Na chegada,  em frente ao local onde ocorrem os treinamentos.
 
Nosso muito obrigado ao Professor Giovani por proporcionar a participação deste evento e a educadora Jane que acompanhou as adolescentes na viagem.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Formação Continuada







 
Mais uma vez os funcionários do Lar Feliz estiveram reunidos nesta segunda feira do dia 13 de maio para mais um curso de formação continuada do projeto Cuidando do Cuidador. Tendo como tema A História do Acolhimento Institucional os psicólogos Milton e Renata desenvolveram no decorrer da tarde diversas atividades para abordar o tema.
 
As atividades foram iniciadas com uma dinâmica de apresentação, já que o Lar feliz conta com novos membros em sua equipe. Posteriormente uma atividade de socialização do tema em questão através da exposição dos participantes que retiram de uma caixinha palavras das quais deveriam relatar quais lembranças essas palavras despertavam. As palavras foram: Febem, Menor Abandonado, Conselho Tutelar, Pátrio Poder, e Orfanato. As discussões foram bastante produtivas e suscitaram lembranças da infância de muitos participantes.
Em um terceiro momento os participantes foram divididos em três grupos para tentarem organizar uma linha histórica de fatos marcantes que ocorreram em relação a história da Infância no Brasil. Partiu-se de 1500 até os dias atuais.
A última atividade do dia foi a exibição do vídeo "Que casa é essa" sendo proposto aos participantes quais os fatos se aproximam e-ou se afastam do cotidiano do Lar Feliz.
 
Participantes reunidos durante a Exibição do Filme "Que casa é essa?"
 
Grupo reunido para fazer a avaliação do Encontro!
 
Lanche servido durante o intervalo.

As atividades do dia possibilitaram aos participantes refletirem sobre os diferentes olhares sobre as crianças e adolescentes e a evolução das leis brasileiras, destacando-se o ano de 1990 o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente o qual vem com o propósito de efetivamente dar Garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes mas também de demarcar os deveres e atuações dos órgãos que atendem este público.
No período da manhã ocorreu o segunda supervisão com o psicólogo Milton, oportunidade na qual participaram além de equipe técnica, coordenador e os educadores da casa das meninas adolescentes. A pauta da supervisão foi um caso de acolhimento, mas principalmente como lidar com o comportamento das adolescentes, as quais atualmente tem desafiado nossa prática cotidiana.

Nosso muito obrigado aos palestrantes do dia Milton e Renata!
 




quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lançamento do curso de Padaria "Mão na Massa"

No sábado dia 04 de maio ocorreu no Projeto Lar Feliz o lançamento oficial do curso de Padaria intitulado "Mão na Massa". O projeto foi escrito no ano de 2012 pela psicóloga da instituição Solange e está sendo patrocinado pela empresa Takeda.
Para a execução do projeto a instituição fez uma parceria com o curso de Gastronomia da FAJ - Faculdade de Jaguariúna, os quais serão responsáveis pela metodologia, execução e certificação. Esses contatos se iniciaram ainda no mês de fevereiro deste ano com a coordenadora do curso Sra. Rita, mas a execução somente foi possível em maio, pois o repasse da verba foi realizada no final do mês de abril.
O projeto visa a produção do pão francês consumido diariamente pelas crianças e adolescentes acolhidos, a qualificação profissional dos adolescentes acolhidos seus familiares, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares, participação dos familiares na vida dos acolhidos e da instituição de acolhimento. Desta forma, o projeto foi dividido em dois grupos, sendo o primeiro o grupo de adolescentes, curso o qual vai ocorrer todas as sextas feiras no período da tarde das 14 ás 17 horas, com término previsto para final do mês de novembro, totalizando 120 horas de curso. Já o segundo grupo, terá como participantes crianças e adolescentes e seus respectivos familiares, ocorrerá dois sábados ao mês, também com final previsto para novembro. No curso de sábado, além da participação da equipe técnica da instituição, também participará a psicóloga Roberta, professora do curso de psicologia da FAJ e seus respectivos alunos estagiários.
As atividades de sábado se iniciaram com a apresentação do projeto aos participantes, posteriormente a psicóloga Roberta realizou uma dinâmica de apresentação. Em um momento posterior a estilista e voluntária do Lar Feliz, Mariana auxilou na customização dos aventais que todos os participantes receberam. E para a finalização das atividades do dia foi realizado um café com a degustação de algumas das receitas que serão apresentadas no decorrer do curso.
Na oportunidade também se fizeram presentes membros da diretoria, conselheiros tutelares do município de Jaguariúna, representantes do CREAS de Jaguariúna, e alguns meios de comunicação.
No mês de abril foi realizada a compra de todos os equipamentos industriais para a produção do Pão Francês. Entre eles uma batedeira industrial, uma divisora de pães, um cilindro, uma modeladora, um armário para pães climatizado, e um forno.


Também a compra de todos os utensílios de cozinha para execução do curso.
 
Participantes reunidos para apresentação do projeto.
 
Douglas, professor da FAJ e agora professor do curso "Mão na Massa".
 
Participantes do curso reunidos!
 
Douglas, Rita e alunos do curso de Gastronomia que produziram todos os produtos para a degustação servidos no dia. Obrigado, depois de muitas horas de trabalho, a degustação mostrou que valeu a pena, estava tudo muito bom!!!
 
Apresentação de algumas receitas do curso
 
Nosso muito obrigado a empresa Takeda que através do patrocínio deste projeto o tornou viável! Aos professores Rita, Douglas e Roberta por aderirem e acreditarem neste projeto, e a todos aqueles que serão os atores, autores e participantes: crianças, adolescentes e familiares!
Agradecemos também a todos aqueles que estiveram presentes prestigiando o lançamento desta nova proposta de trabalho do LAR FELIZ!!!
 

domingo, 5 de maio de 2013

"Team Biulding" com Takeda Finanças

No dia 12 de março estiveram no Lar Feliz 84 funcionários da empresa Takeda do setor de Finanças juntamente com representantes da agência de comunicação Mendes & Nader para desenvolver ações sociais, educativas e recreativas.
A empresa Takeda já é uma parceira de anos do Lar Feliz, e mais uma vez trouxe as crianças e adolescentes diversas atividades e benefícios, um dia de muita diversão, alegria e descontração.
A proposta era de realizar diversas atividades de pintura nas casas, um pequeno jardim, atividades educativas e recreativas como customização de bolsas, pinturas, manicure, confecção de pipas, futebol entre outros. Assim o grupo Takeda foi dividido em equipes, cada uma sendo responsável por algumas atividades. Além disso, tivemos uma equipe que assumiu a cozinha e preparou além de um delicioso almoço, sobremesa, também o lanche da tarde.
 
Pintura de uma das casas
Pintura do parquinho do Berçário
Pintura do Parquinho central
Oficinas
Resultado de muito trabalho!!!
 
 
No final, uma delicioso bolo foi servido para o encerramento.
Todos reunidos no Espaço Cultural para apresentação da banda do Lar Feliz e encerramento das atividades do dia.
 

Nosso muito obrigado a todos os funcionários do Grupo Finanças Takeda e a agência Mendes & Nader, especialmente a Renata e Silvana que prepararam este evento. À equipe de pintura das casas, nosso carinho especial pois o resultado ficou ótimo, trazendo mais conforto e melhorando a qualidade de vida e auto estima de todos os que diariamente estão no Lar Feliz.
 
Que Deus os abençoe sempre e lhes retribua em bençãos todo o bem que fazem pelas crianças e adolescentes acolhidos no Lar Feliz.