quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Encerramento do Mão na Massa




No dia 29 de novembro ocorreu o encerramento do curso Mão na Massa nas dependências do Lar Feliz. Na oportunidade se fizeram presentes participantes do projeto, crianças, adolescentes e seus respectivos familiares bem como toda a equipe do projeto entre eles professores e alunos estagiários da FAJ dos cursos de psicologia e Gastronomia e equipe técnica e representantes do Lar Feliz.
Na  oportunidade também contamos com a presença da Sra. Mm. Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaguariúna Sra. Ana Paula C. Arias e a Sra. Promotora Dra. Flávia, bem como representantes do Creas do município de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse, Presidente da Apae Sr. Ricardo, Assistente Social Judiciária Sra Angélica e demais pessoas da comunidade.


Para todos os presentes foi servido um delicioso rodizio de pizzas seguido da entrega dos certificados do curso.

Vinte e sete alunos receberam seus certificados da primeira edição do Projeto Mão na Massa, com faixa etária a partir de 14 anos de idade. Durante todo o curso o projeto contou com  mais de 60 participantes mas muitos deles participaram de parte do projeto em função da rotatividade de crianças e adolescentes (acolhimentos e desligamentos). Todos os que receberam  o certificado tinham acima de 75% de frequência.



Segundo os psicólogos da instituição Rodrigo e Solange, "um dos principais resultados obtidos neste projeto foi o de trazer as famílias das crianças e adolescentes para o Lar Feliz. Famílias que visitavam raramente seus filhos passaram a frequentar regularmente o curso e assim terem contato quinzenal com seus filhos netos, sobrinhos... assim estreitaram os vínculos familiares e afetivos. Nas avaliações realizadas com as famílias fatores que se destacaram era de que a participação no curso ocorria tanto pelo interesse em estarem próximos dos filhos como também em se qualificarem para o mercado de trabalho e todos manifestarem interesse na continuidade do curso para 2014. A avaliação da equipe de profissionais que integram o curso percebeu que os maiores ganhos do grupo não são de qualificação profissional, mas sim da questão da proximidade e vinculação entre familiares e os próprios participantes, pois famílias estreiram laços e passaram a querer sempre estarem no mesmo grupo. Outro fator que gostaríamos de destacar é de que para a equipe técnica do Lar Feliz foi uma oportunidade importante estar com as famílias em um outro contexto que não das entrevistas, visitas domiciliares e assim pudemos conhecer melhor as relações familiares. Durante o curso fizemos a mediação de diversos conflitos familiares que se fizeram presentes em todos os encontros. Ainda precisamos mencionar alguns familiares já estão fazendo as receitas que aprenderam no curso e vendendo para vizinhos e colegas de trabalho. Estes provavelmente com a participação do curso em 2014 poderão trabalhar já nesta área. Mas nem todos estarão aptos ao mercado de trabalho, pois atendemos famílias com baixa escolaridade e muitas dificuldades de compreensão que para inserção no mercado de trabalho ainda precisam de muita orientação. Já dos adolescentes, tivemos alguns que se destacaram pelo interesse e habilidade, assim uma destas adolescentes foi inserida no mercado de trabalho".

E para o ano de 2014 a instituição renovou sua parceria com a empresa Takeda que novamente patrocinará o projeto, e assim garante o Mão na Massa para 2014.

 

O Lar Feliz agradece a todos as pessoas que participaram deste projeto e assim o tornaram possível!!!

Seguem abaixo depoimento dos professores da FAJ que integraram


"O Projeto Mão na Massa em suas premissas, buscou como prioridade um olhar humanizador, lidando com um caráter não isolado e sim libertário, permitindo aos envolvidos o resgate, a construção, a prática de significados intrínseco aos cinco sentidos (olfato, paladar, visão, tato, audição) sendo este praticado sinestesicamente pelo próprio ser e a humanidade tornando-se uma  ferramenta de análise da inclusão social,  permitindo  a conclusão de um trabalho perpetuado em sua totalidade da relação do alimento com o ser, suas origens e seus desfechos sociais.
Vemos que a implementação da gastronomia no contexto da ONG Projeto Lar Feliz por meio do curso de Panificação e Confeitaria, desmistifica banalizações que a própria sociedade impõe, como o ser em acolhimento sendo tratado como coitado, sem futuro, nas margens apenas de pensamentos um tanto quanto pobre de conteúdo, como o fato de ser abrigado, constituíssem fatores sem solução. Desta forma compreende-se que as atividades desenvolvidas poderão se tornar ferramentas para aumentar a auto estima do ser frente a vida, um novo olhar para aqueles que dedicam a vida criando meios e ações sociais como desafio a mudar concepções impostas, contribuindo, dessa forma, para a manutenção e recuperação de  estados emocionais, auto sustentabilidade, geração de renda e empregabilidade, idealização de sonhos de transformar o Projeto Mão na Massa, numa panificadora industrial.
Ressalto, que a atuação dos profissionais psicólogos e assistentes sociais nesse processo  é primordial para assegurar a ação do projeto com sua real finalidade, um olhar para si e aos próximos.
Obrigado a todos aqueles de se dedicam ao espirito de AMOREVOLEZA, sim, os repercussores deste projeto. Sirva-se de atitude, carinho, paz, alegria e amor."

Prof. Douglas Martins de Oliveira (gastronomia)
 "Muitas vezes, as pessoas acham que os "professores da faculdade" sabem tudo (acho que eles também acham isto de si, mesmo quando não sabem...é que têm vergonha de dizer), e esperam muito de nós. E ficamos com o coraçãozinho apertado para estudar cada vez mais, aprender e poder, de alguma forma, retribuir a confiança.
Não foi diferente com o Mão na Massa. Quando recebi o convite (concretizado através da Solange), enchi-me de orgulho, porque entendi que ele era fruto do trabalho que vínhamos realizando (aliás, com muito prazer), no Lar Feliz, desde 2011. Mas o que íamos fazer? Como seria o encontro dos "meus" aprendizes de psicólogo com as famílias? Encontros de pele e de alma...daqueles que vêm feridos com os ávidos por aprender e compreender...Nossas teorias seriam suficientes? Nossos colos seriam suficientes para tanta dor?
Mas fomos!!! Crianças, adolescentes, mães, pais, avós, tios, aprendizes de psicólogos, psicólogos e gastrônomos harmonizaram-se como em uma dança. No começo, uns iam pra cá e outros pra lá; alguns pisões nos pés. Mas a dança final ficou bela!
Risadas, abraços, colos, gostosuras e travessuras. Olhos que brilhavam de lá e de cá! Aprendizes de todos os lados: a arte do encontro se concretizou!
Demos conta!
E ficamos mais alimentados, inclusive se amor!"

Roberta Lopes Medeiros (psicóloga) Professora e Supervisora na Faculdade de Jaguariúna


 

Comemorando o Natal

O mês de dezembro foi marcado pelo espírito natalino contanto com a solidariedade de muitas pessoas da cidade de Jaguariúna e região as quais realizaram diversas festas e entregaram presentes para crianças e adolescentes acolhidos.
Veja algumas das comemorações realizadas.

No dia 14 de dezembro a professora Roberta e seus alunos estagiários do curso de psicologia da FAJ prepararam um delicioso almoço de natal para crianças, adolescentes e funcionários. Tendo direito a uma deliciosa sobremesa e música natalinas cantadas pelo aluno Rubens.



Também no dia 14 membros da igreja Nazareno da cidade de Campinas trouxerem presentes e serviram sorvetes para as crianças e adolescentes.

No dia 15 de dezembro a Sra. Mariza trouxe doces e presentes.

Já no dia 17 de dezembro a Dra. Vanessa da Clínica Pantheon organizou uma grande festa com almoço, brincadeiras durante o dia todo e entrega de presentes com a chegada do papai Noel. Dra. Vanessa contou com a colaboração de Nelli presentes, Do Re Mi, Carla da Don Quixote, Supermercado Ferrari, Márcia Bonneto, Paula Drudi e Renderson, Josi do Hotel Jaguari, Tenan presentes, Maria Alice, Tropical Jeans, Fred vereador, Glaucio, Alexandre José Chiavegato e Jean Carlos Fotógrafo. As atividades foram realizadas na chácara do Renato da Nelly Presentes. 


No dia 18 de dezembro a empresa MST SNACS-JBS da cidade de Santo Antônio de Posse trouxe presentes doces e diversos salgados para a alegrar o dia das crianças.
No dia 19 de dezembro a Sra. Letícia organizou a chegada do papai Noel.
E no dia 21 a igreja Agape de Santo Antônio de Posse sob organização da Adriana realizou atividades diversas com entrega de doces e presentes.
No dia 23 de dezembro representantes da empresa AMBEV fizeram a entrega das sacolas de Natal, sendo que as crianças e adolescentes escreveram cartas anteriormente com sugestões e pedidos de presentes natalinos. Além de diversos brinquedos ganharam também material escolar.




Durante todo o mês recebemos várias doações e visitas de pessoas de toda a região e muitas doações recebidas não marcamos o nome do doador. Por isso queremos agradecer a todos os que doaram panetones, brinquedos, roupas, doces, cestas, alimentos, os doadores mensais, as pessoas que visitaram a instituição e proporcionaram momentos de alegria e descontração, nosso muito obrigado.
Recebemos também doações de representantes do Banco do Brasil, sacolas de natal de funcionários da empresa Takeda e dos professores da escola Objetivo da cidade de Jaguariúna.

E no dia 24 de dezembro o natal foi comemorado com um deliciosa ceia de Natal preparado com muito carinho por uma senhora que infelizmente não temos o nome.
E para encerrar o ano de 2013 uma família da cidade de Holambra ofereceu para as crianças e adolescentes uma deliciosa ceia para comemorar a virada de ano. 

Nosso imenso carinho e gratidão por todos os gestos de solidariedade que recebemos não somente no mês de dezembro mas no decorrer de todo o ano de 2013. Que Deus abençoe a todos vocês e seus familiares e lhes retribua todo o bem que fizeram ao Lar Feliz. Que o Espírito Natalino permaneça no coração e nas atitudes de cada um no decorrer de 2014...

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Confraternização de Natal


No dia 20 de dezembro funcionários do Lar Feliz se reuniram para degustar um delicioso almoço de confraternização de Natal. Na oportunidade foi realizado amigo secreto que foi revelado com muito humor e brincadeiras.
O ano de 2013 foi um ano muito abençoado para o Lar Feliz e assim os funcionários receberam vários presentes de Natal, entre eles panetones e chocotones produzidos na instituição, cheester, brindes e houve o sorteio de vários cestas natalinas doadas por pessoas da comunidade para  serem entregues aos funcionários.



 
 
Este foi um ano de muitas alegrias, realizações e grandes conquistas. Mas o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Agradecemos a todos funcionários por mais um ano de trabalho, cooperação, confiança e dedicação.

Natal, que pela grandiosidade de seu simbolismo, também significa reflexão, amor, fraternidade e esperança num horizonte promissor. Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a você e toda sua família. Que os sonhos, hoje apenas sonhos, num breve futuro se transformem em realidade.