quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Saúde Mental do século XXI - Mitos e verdades


Neste dia 12 de agosto os funcionários da instituição Lar Feliz novamente tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra proferida pelo professor Dr. Ivan Capelatto. A palestra faz parte do cronograma do Projeto Cuidando do Cuidador e visa a formação continuada de toda a equipe que atua na instituição de acolhimento.

Na oportunidade estiveram reunidos mais de 50 funcionários que atuam na instituição, entre eles educadores, coordenadores, equipe técnica e representantes da diretoria.

Dr. Ivan Capelatto ministrou uma palestra abordando a Saúde Mental do século XXI, falando sobre a criança saudável e o adolescente sadio, enfatizando a relação entre cérebro e comportamento humano. Durante a palestra Dr. Ivan trouxe alguns dados estatísticos muito interessantes, como por exemplo no Brasil acontecem 45 suicídios por dia de pessoas na faixa etária de 09 a 25 anos de idade, dentre eles o maior número acontece no estado de São Paulo, e o município no estado de São Paulo com maior indicador de suicídio é São João da Boa Vista, seguido pela cidade de São Paulo.

Duranta a palestra Dr. Ivan expôs ainda sobre a importância do cuidado adequado no primeiro ano de vida e as patologias decorrentes da ausência deste cuidado. Dr. Ivan falou também sobre patologias como: psicopatia e psicose enfatizando quais os sinais destas patologias na infância e adolescência., orientando os educadores como agir em diferentes manifestações de comportamento. Ressaltou por fim que todo educador precisa sentir medo, culpa e raiva, mas principalmente PRAZER em cuidar.

Nosso muito obrigado pela presença do Dr. Ivan nesta noite e por compartilhar conosco seu conhecimento. 


"A vida existe quando a gente pode manifestar emoção para o outro". (Ivan Capelatto)



Ivan Roberto Capelatto
Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias; Mestre em Psicologia Clínica pela PUCCAMP;
Supervisor e professor do GEIC de Londrina - PR; (grupo de estudos e pesquisas em psicopatologias da família, da infância e da adolescência);
Professor convidado do curso de Terapia Breve Familiar do The Milton H. Erickson Foundation Inc.(Phoenix, Arizona, USA);
Colaborador da UNESCO com o Projeto de Vida , apoio do jornal O Estado de São Paulo;
Obras:
Co autor da obra: “As dimensões do Amor”, Ed. Unicamp, 1993;
Artigos na Revista VIR-A-SER, edição da ONG VIR – A SER;
Autor da obra: “Diálogos sobre Afetividade – o nosso lugar de Cuidar”, Ed. ONG VIR-A-SER, 2001, Londrina, Paraná; Ed. Papirus, 2007, 6.a edição, Campinas, SP;
Co autor da obra : “Psicoterapia Breve no Atendimento da Criança” , ed. Pontes, 2004.
Autor da obra : “Prepare as Crianças para o Mundo” , 2.a edição, UNICEF, 2006 e 2010;

Co autor da obra “Cuidado, afeto e limites: uma combinação possível”, Papirus Ed.,2.a ed., 2009 e 2010.


terça-feira, 12 de agosto de 2014

Confraternizando!

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

Como forma de reconhecer as importantes contribuições que vem recebendo da comunidade, das empresas e rede de atendimento, o Projeto Lar Feliz realizou na noite do dia 25 de julho um delicioso jantar para seus colaboradores, voluntários, parceiros e patrocinadores de projetos. O cardápio contou com deliciosas massas caseiras (lazanha, tortelloni e talharim) todas produzidas na própria instituição através do projeto Mão na Massa. Além das massas os participantes puderam degustar diversos molhos, saladas, legumes, sucos naturais e de sobremesa Petit Gateau.


A preparação do jantar foi feita por uma equipe de funcionários do Lar Feliz e uma equipe da FAJ, contando com a participação dos cursos de gastronomia e psicologia, parceiros do projeto Mão na Massa que é desenvolvido na instituição desde o ano de 2013.



Para recepcionar os convidados  algumas das crianças e adolescentes acolhidas na instituição fizeram apresentações cênicas e musicais, recebendo muitos aplausos e diversos cumprimentos dos convidados.





A noite foi muito agradável, além do ambiente acolhedor, do saboroso cardápio, de prestigiar a seriedade do trabalho da instituição, o importante foi reunir amigos e agradecer a todos os parceiros pela confiança no trabalho que o Lar feliz desenvolve há 13 anos.





Nosso OBRIGADO especial a toda equipe que organizou esse evento e a todos os presentes que nos prestigiaram. Nosso abraço especial aos professores da FAJ, Roberta e Douglas e seus respectivos alunos estagiários por todo o apoio e trabalho realizado para garantir o sucesso desse evento.