terça-feira, 23 de agosto de 2016

Abuso e Bullyng: as conseqüências perversas da violência escondida



No dia 28 de julho do corrente ano, os funcionários da instituição Lar Feliz e a comunidade de Jaguariúna e região, novamente tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra proferida pelo professor Dr. Ivan Capelatto. A palestra faz parte do cronograma do Projeto Cuidando do Cuidador e visa a formação continuada de toda a equipe que atua na instituição de acolhimento.

Dr. Ivan Capelatto ministrou uma palestra abordando assunto "Abuso e Bullyng: as conseqüências perversas da violência escondida". Dr. Ivan iniciou a palestra trazendo alguns dados importantes, relatou que em cada 10 crianças, 7 já sofreram algum tipo de abuso. Destas 7 apenas 1 denúncia o abuso. O bullyng é uma forma de abuso, que já ocorre entre os homens há séculos, não é um fato atual, mas histórico. Nem os avanços da ciência, nem a religião conseguiram evitar que o bullyng perpassasse várias gerações. 

Durante a palestra Dr. Ivan expôs aos presentes que a ausência do cuidado afetivo desencadeia o transtorno de conduta, pois o cuidado de uma criança requer amor, cuidado, carinho e especialmente presença. Segundo a OMS- Organização mundial de saúde, 95% da população mundial possuí algum tipo de transtorno de conduta. A maior causa de suicídio precoce (que ocorre dos 09 aos 25 anos) tem como causa o bullyng. O bullyng causa ao ser humano sofrimento emocional e psíquico.
O bullyng, é uma necessidade do autor submeter um outro ou outros a uma humilhação onde sua auto estima seja denegrida, agredida e de alguma forma perdida. O autor, assim, consegue elevar a própria auto estima, na verdade um sentimento narcísico somente.Ocorre a partir dos 3 anos de idade, dentro das casas, nas famílias, aprendido por imitação e sustentado por “reforçamento” através do outro.É comum nas escolas, empresas, famílias e onde há grupos sociais. É mais forte onde as relações incluem luta pelo poder ou onde a inveja fica mais aberta pelas diferenças pessoais ou socioeconômicas. 
As vítimas do bullying geralmente acabam por adquirir traumas que vão desencadear quadros compatíveis com estresse, depressão reativa, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do pânico, transtornos alimentares, ideações suicidas e/ou homicidas, desmotivação e apatia frente a obrigações e planos, perda do desejo e regressões. A família precisa estar atenta a esses sintomas e assumir uma postura de cuidados e estar sempre presente, evitar estimular confrontos ou reações com o autor e ter na escola um bom aliado.

"A vida existe quando a gente pode manifestar emoção para o outro".
 (Ivan Capelatto)

Nosso muito obrigado ao Dr. Ivan por mais uma vez aceitar o convite em compartilhar conosco sua experiência e conhecimento!






Nenhum comentário:

Postar um comentário